sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Contemporaneidade


Contemporaneidade compreende aos tempos recentes, muitos acontecimentos influenciaram na vida das pessoas, no modo de entender a vida e de agir.
A modernidade, consolidada após a revolução industrial, trouxe tecnologia, a produção em série, o capitalismo, e com ela um estilo de vida diferente dos tempos antigos, onde a vontade de crescer e se afortunar do individuo o leva a pensar somente em si. Tempos caracterizados pelo narcisismo e individualismo, onde só se pensa em prosperar independente de como e por que.
A modernidade, porém trouxe com ela o modernismo, após crescer e evoluir veio à vontade de consumir, quanto mais consumir mais “status” terá, e com tantas opções o novo se torna objeto de desejo. Com tantas opções de vida e crescer a individualidade é deixada por uma nova opção de vida, onde o eu é deixado de lado pelo desejo de conhecer o novo, mesmo que para isso tenha que se submeter a situações erradas e constrangedoras.
Todos os acontecimentos prosperaram o país, mas também trouxe a desigualdade social e um novo fenômeno o medo de desamparo de ficar só e de não conseguir atingir metas e objetivos tão sonhados, as pessoas se submetem a servidão (voluntaria e involuntária), fazendo o que for preciso para conseguir algo ou alguém, mesmo sendo constrangedor, trouxe também a depressão quando as coisas não dão certas e o individuo se sente acuado sem saber como agir. E por fim a busca pelo poder, para estar acima dessa cadeia.
A partir desse novo cenário os valores são postos à prova, a estrutura familiar é abalada, a busca de sentido se sobrepõe a qualquer valor ou estrutura.
Surge a democracia reafirmando o poder do povo e não somente ao indivíduo, com o voto, porém a desigualdade e a hierarquia continuam a crescer e oprimem.
O individuo cresce e goza com o gozo do outro, desfrutando do esforço alheio, desencadeando a violência, desdobramentos para o próprio ego e expansão em todas as classes.
A violência em nome do outro, a criminalidade e a delinqüência cresce, também em virtude do abuso de poder.
A contemporaneidade e a modernidade trouxeram a evolução e o desenvolvimento que são e sempre serão benéficos, mas também desencadearam uma série de problemas a serem encarados e estudados nessa nova faze que nos encontramos, o chamado pós-modernismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário